Defesa Empreende

Transformar o potencial humano das Forças Armadas no potencial económico do país

 
DE SocialMedia 005

Candidaturas abertas de 15 de Janeiro a 31 de Março de 2016

O programa Defesa Empreende é uma iniciativa do Ministério da Defesa Nacional que tem como principal missão, fomentar o empreendedorismo junto dos ex-militares ou militares do Regime de Contrato (RC), sobretudo na sua fase de transição para a vida civil.

Defesa EmpreendeObjetivos

De forma a desenvolver o empreendedorismo como uma política privilegiada de reinserção dos militares e ex-militares do Regime de Contrato foi criado o Programa Defesa Empreende, pretendendo cumprir os seguintes objetivos:

  1. Promover e difundir uma cultura de empreendedorismo juntos dos militares e ex-militares do RC
  2. Disponibilizar informação essencial a quem pretende criar o seu próprio emprego ou consolidar um projeto empresarial
  3. Capacitar os candidatos em áreas essenciais para o arranque efetivo de um negócio
  4. Prestar assistência técnica especializada na estruturação de ideias de negócio
  5. Apoiar e acompanhar as melhores ideias de negócio
Fases do Programa Defesa Empreende

O Programa foi estruturado em várias fases sequenciais de forma a promover o acompanhamento adequado das melhores candidaturas, desde a ideia até à implementação do projeto empresarial.

Fase 1 - Candidatura ao programa «Defesa Empreende»
Os militares e ex-militares do RC inscritos no CIOFE podem se candidatar através de um Formulário de Candidatura disponibilizado para o efeito com a a apresentação sumária do projeto. Os formulários devem ser enviados em formato pdf para o endereço eletrónico do CIOFE. As candidaturas selecionadas terão acesso a sessões de apoio obrigatórias de forma a prepararem a sua apresentação diante de um júri que avaliará as ideias segundo um conjunto de critérios definidos no Regulamento do Programa.
Fase 2 - Reforço das competências dos promotores
Os candidatos selecionados pelo júri na fase anterior vão passar por um Programa de Capacitação, tendo em vista desenvolver a sua ideia de negócio e acelerar a sua entrada no mercado. Este programa consistirá em workshops, reuniões de mentoria e acompanhamento individual para cada projeto. O desempenho dos promotores vai sendo avaliado ao longo do programa tendo ainda que realizar um documento sobre o seu projeto e uma apresentação final diante de um júri constituído para o efeito.
Fase 3 - Prestação de assistência técnica especializada e/ou Acompanhamento do negócio
Nesta fase, os projetos selecionados da fase anterior irão ter uma tutoria especializada, centrada nas necessidades individuais de cada promotor. Nesta fase poderá ser desenvolvido o Plano de Negócios ou o Plano de Viabilidade, consoante as necessidades de financiamento de cada projeto, ou, prestada assistência em determinadas áreas específicas de acordo com as exigências de cada projeto ou empresa. 

Consulta aqui o Regulamento do Programa e o Formulário de Candidatura!